domingo, 27 de maio de 2012

Olá... 
Hoje o texto que vou compartilhar foi extraído da pregação do Pastor Marcos, da PIPPG do dia 27/05/2012


Texto Base: Gênesis 35:1,15
Família, um sonho possível! Vitória, um sonho possível!

Todos nós desejamos ter uma família vitoriosa, diversos conselhos são dados, uns bons e outros um tanto quanto falsos. Hoje iremos aprender algo que a Palavra de Deus nos ensina sobre ter uma família vitoriosa, pois essa é a vontade de Deus. A única questão enigmática é o porque de tanta dificuldade na área familiar, se a família é o plano de Deus para nossas vidas.

A vida pessoal de Jacó foi marcada por diversas crises. Desde antes mesmo de nascer, Rebeca, sua mãe, sentiu dores de parto pois Isaú, filho mais velho, lutou para nascer primeiro que Jacó. Jacó enfrentou lutas com seu sogro Labão para casar com Raquel, mulher amada, e teve lutas com sua filha que foi estuprada; teve lutas com seus filhos quando soube que José, filho amado, tinha sido morto (mentira proferida pelo seus próprios filhos).

Jacó também teve sua vida marcada por erros, quando negocia com Deus uma bênção, quando trapaceou Esaú, seu irmão, pela primogenitura e também quando barganhou com seu sogro para ter Rebeca.

No texto lido vemos Jacó em meio a uma grande crise quando estava cercado por inimigos que queriam destruir sua família. Porém, teve sua situação rvertoda em bênção e com Ele aprendemos algumas dicas para ter uma vitória sobre a família, assim como foi com Jacó.

O primeiro elemento é a intimidade. 

Não é uma simpatia ou mágica, mas ter intimidade com Deus, ouvir o que Deus tem a dizer para nossa família. Muitas vezes estamos perdidos e na iminência de uma destruição, procuramos outras vozes que nos levam a piorar e esquecemos de ouvir a Voz de Deus! Com Jacó, Deus falou três coisas importantes: Volte à Casa de Deus - se estamos longe ou separados de Deus, Ele deseja que voltemos à Sua intimidade para que vejamos uma restauração de nossas famílias, depois Deus pede para que Jacó fizesse um altar a Ele de consagração e por último que se lembrasse do Deus que sempre está presente em dias de angústia, quando ainda Jacó não era conhecido e perseguido. Deus queria mudar a perspectiva de Jacó, de modo que esse começasse a mudar, agisse de forma diferente - quando andamos distantes de Deus, começamos a arrumar problemas e ver dificudades, se isso é fato na nossa vida, é hora de voltar à intimidade do Senhor!

O segundo elemento é a integridade. 

Como homens, precisamos ser segundo o coração de Deus, discípulos de Jesus, fortes e que abençoa nossa casa; ter integridade dentro de casa. Algumas coisas que impediam o agir de Deus na casa de Jacó eram deuses estranhos, impureza e vestes sujas e diante dessas coisas Jacó apela pela lealdade única: que lançassem fora os deuses estranhos para que ele e sua família servissem apenas ao Deus verdadeiro. Jacó promoveu mudanças profundas em sua casa, foi no X da questão, removendo as impurezas que tinham entrado na sua casa! Tomemos cuidado com as impurezas que temos acesso e contaminam a nossa casa, na televisão, na internet e na mídia em geral, naquilo que consumimos - que Deus está reinando em nossas casas? Será o Deus conforto, o materialismo e o dinheiro reina em nosso lar ou mesmo o Deus prazer individualista que nos impede de ver nossa família de ser vitoriosa?

O terceiro elemento é a identidade.

Deus chega a Jacó e muda o nome dele para Israel, lembrando a Ele quem ele era. Precisamos lembrar quem nós somos e o Deus a quem servimos. Homens, sejamos autoridade em nossas casas, ministros de Deus para nossas famílias. Mulheres, sejam auxiliadoras em suas casas, edificando a família e filhos, sejam obedientes aos pais, os honrando e conquistando as pessoas pelo justo proceder. 

Por fim, precisamos assumir o compromisso diante de Deus de sermos homens compromissados em ser sacerdotes em nossas casas, mulheres que estão dispostas a edificarem mais a família e filhos dispostos a amar mais e ouvir mais; tudo isso porque Deus mudou a nossa história e assim, estamos prontos a ver a nossa família ser vitoriosa. Que possamos firmar um compromisso com o Senhor, Ele nos fala hoje para subir a Betel, lugar de intimidade e fazer ali um altar de consagração. Deus nos abençoe!

Um comentário:

  1. amém....

    História como a dessa família é muito atual, quantas familias no dia de hoje não vivem esses mesmos problemas...

    Mas o importante é ver que mesmo nas suas dificuldades e nos seus pecados, conseguiram se reconciliar com Deus e escrever uma história diferente e isso também pode acontecer nos dias de hoje....

    Que Deus abençoe sua vida...

    ResponderExcluir