sábado, 29 de outubro de 2011

MANÁ DE CADA DIA



“E os filhos de Israel disseram-lhes: Quem dera tivéssemos morrido por mão do SENHOR na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar! Porque nos tendes trazido a este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão.Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não.Êxodo 16:3-4
        
  Esse era um pão que descia do céu. Deus providenciou isso ao povo quando eles murmuraram a Moisés e Arão porque não tinham o que comer.
           O maná era um pão que vinha junto do orvalho da mnhã. ( v. 13-15)
           Todos tinham que colher de acordo com o que podiam comer. (v. 16)
         Também não podiam deixar para o dia seguinte, se não dava bicho e cheirava mal. (v.19-20)

1º ponto – Deus está atento as necessidades de seu povo, não devemos nos desesperar. Claro que é difícil acreditar em uma providência que você não sabe como virá. Porém, você só aprenderá a confiar em Deus, quando você entregar sua necessidade, seu problema a Ele. E esperar mesmo a solução dEle. Para quando Ele resolver, você sentir aquele alívio e dizer: “Deus é fiel!” Mas não adianta tentar fazer do teu jeito, deixe Ele agir do jeito dEle!

2º ponto – A solução nem sempre virá como imaginamos. Deus é bom em nos surpreender.

3º ponto – Não deixe para amanhã o que pode e deve ser feito hoje.
Deus providenciou o pão para aquele dia, e eles desconfiando, não crendo que teria no ouro dia, ou por qualquer outro motivo, guardavam para o dia seguinte, e já não prestava.
  
      
           A oração e a leitura da palavra é o maná de cada dia, algo que para nossa carne não faz sentido, porém é o sustento do nosso espírito.
         Chega final do ano, correria para tudo que é lado, já não encontramos tempo para nada, e na maioria das vezes deixamos de lado a oração e a leitura da palavra.
         Deixamos de ter um tempo com Deus porque acreditamos, pensamos que se não fizermos aquele trabalho, aquela tarefa naquela hora, não teremos tempo para fazer depois ou se acordarmos mais cedo para orar e ler a Bíblia ficaremos cansados no resto do dia. Ou seja, a oração e a leitura de um dia vale para dois! >,<
         Mas lembre, Deus tem uma porção a cada dia! Se tua vida depende totalmente dEle, deveria buscar primeira a Ele. Tomo como exemplo John Wesley, ele dormia as 21h e acordava as 4h e orava até as 7h, para aproveitar melhor a luz do dia. Ele já imaginava como seria a correria do dia seguinte, então acordava mais cedo para desfrutar um tempo bom com Deus antes de enfrentar as coisas do dia-a-dia.
         Porém, as nossas necessidades, dependem do nosso foco.  

“E o vulgo, que estava no meio deles, veio a ter grande desejo; pelo que os filhos de Israel tornaram a chorar, e disseram: Quem nos dará carne a comer?Lembramo-nos dos peixes que no Egito comíamos de graça; e dos pepinos, e dos melões, e dos porros, e das cebolas, e dos alhos.Mas agora a nossa alma se seca; coisa nenhuma há senão este maná diante dos nossos olhos.” Números 11:4-6
        
O povo de Israel estava com o foco neles, na vida que eles estavam vivendo naquele momento, não estavam com o foco na terra prometida, que afinal, eles estavam caminhando ali para chegarem a terra prometida, não pensavam que aquele maná era um sustento necessário para eles chegarem até a terra prometida. O foco estava neles e Deus tinha que os servir como eles queriam.
Se o nosso foco, for essa vida, não for a vida eterna, não fará sentido esse maná. Afinal, a oração e a leitura da palavra é para o sustento do nosso espírito, para continuarmos caminhando para a vida eterna. Nem conseguiremos desfrutar do sabor da palavra de Deus.

“Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca.  Salmos 119:103
        
E então, vamos pensar que aquilo que deixamos de fazer para orar ou ler a Bíblia, ou as coisas que o mundo oferece, ou o que fazíamos no mundo, é melhor, é mais saboroso.

“E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. João 6:35
        
Jesus disse, que aquele que vir até Ele, não terá fome, nem sede, ou seja, as coisas do passado, as coisas do mundo não farão falta!
Deus abeeençoooe a toodos! o/


Nenhum comentário:

Postar um comentário