segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

VOCÊ, MOISÉS E AS DESCULPAS...




Eu gosto de olhar para histórias do povo de Israel, porque apesar de ser num contexto histórico totalmente diferente e beeem aaaaaaantigooo, ainda assim nos faz refletir em coisas atuais. E o fascinante da Bíblia é isso, é a relação do Novo Testamento com o Antigo Testamento, e a relação de ambos com as nossas vidas.
     Mas enfim, vamos para a meditação de hoje. Vamos viajar lá na época que o povo de Deus estava no Egito, logo depois de Jacó com seu filho José e seus irmãos.
Na época em que eles estavam sendo escravizados no Egito.
Bom, junto a isso também foi decretada a morte de todos meninos que nascessem dentro do povo de Israel, para eles não aumentarem. Uma mãe com muita coragem e fé em Deus, colocou o teu filho em um cesto e o colocou no Rio Nilo e graçaaas a Deus, esse cesto foi encontrado pela filha do Faraó que teve compaixão dele e o criou. Bom, você já sabe de quem estou falando né?
MOISÉS!
 
Um resumão de uma parte da história de Moisés:

- Quando nasceu é deixado no Rio Nilo;
- É educado na casa de Faraó durante 40 anos;
- O povo israelita não o reconhece como israelita e o abomina ( Êxodo 2: 11 – 15 – tinha 40 anos);
- Ele vai para Midiã, se casa e vira pastor de ovelhas ( Êxodo 2:21 / 3:1 – onde fica 40 anos)

     E depois de tudo isso, Moisés com seus 80 anos foi quem libertou o povo da escravidão do Egito! Uma dica a partir daqui:

Não importa as circunstâncias em que você está, e o que você faz, se Deus te chama, é porque Ele vai te transformar e te usar!

     Mas porque eu quero falar sobre Moisés?
     Eu vejo uma semelhança entre nós e Moisés:
     Moisés foi chamado para libertar o povo da escravidão, que Deus já havia garantido;
     Nós somos chamados para libertar as pessoas do jugo do pecado, que já é garantido em Cristo Jesus;
     E semelhantemente a eu e você, Moisés deu muitas desculpas a Deus, quando este o chamou:


1ª desculpa:
“Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel? “
Êxodo 3:11

     Assim como ele, quando Deus nos chama em qualquer situação, olhamos as nossas incapacidades e pensamos ou dizemos: “Ah Deus, eu não consigo!”
     Uma vez eu disse isso a Deus, e Ele já me respondeu:
     “Você não quer, essa é a verdade! Porque eu te capacito para você conseguir!”


2ª desculpa:
“Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? “
Êxodo 3:13
    

Talvez você não tem firmeza, esqueceu, esquece quem é esse Deus que você serve. O legal da oração é você parar e notar quem é Deus, o porque você o serve e está com Ele. O que notei:
“Esse Deus que sirvo é o Deus que me protege, que me traz paz quando estou preocupado, que me traz esperança, que me traz alegria mesmo no meio da luta, que direciona os meus passos, que sabe o caminho certo e não é pego de surpresa. O Deus eu posso passar tempo com Ele, e não será desperdício”


3ª desculpa:  
“Então respondeu Moisés, e disse: Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O SENHOR não te apareceu.”
Êxodo 4:1
    
Essa é uma desculpa que uso muito, infelizmente :/. Sempre quando Deus manda eu dizer um Deus abençoe, dizer o que Ele fez pela humanidade, ou ainda quando é para eu deixar de fazer algo que todos fazem, ou fazer algo que ninguém faz. E a minha desculpa é: “O que os outros vão pensar? O que os outros vão dizer?”
     Acabo relevando o meu ego, a minha imagem.


4ª desculpa:
“Então disse Moisés ao SENHOR: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloqüente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua.”
Êxodo 4:10
    
Nessa daqui Moisés já estava encurralado, já estava mentindo descaradamente para Deus, já estava faltando argumentos, melhor dizendo, desculpas.
     E alguma vez já fizemos isso, se você acha que não fez, cuidado para não usar essa desculpa então.Que é usar de mentiras, quase igual a primeira desculpa, falando das incapacidades.
     Mas desta vez eu digo que Moisés foi além, porque ele foi educado 40 anos na casa de Faraó, será mesmo que ele NUNCA foi eloqüente?


5ª desculpa:
“Ele, porém, disse: Ah, meu Senhor! Envia pela mão daquele a quem tu hás de enviar.”
Êxodo 4:13
    
Olha, depois dessa Moisés já poderia ser consumido ali mesmo pela ira de Deus! xP. Moisés aqui disse a Deus: Envia a outro, deixa eu quieto.
     Mas você pode não ter falado isso tão claro a Deus, mas de alguma forma pensou: “Mas porque não o fulano?”
    
     Deeepois de tooodas essas desculpas, quero dar uma pausa e dizer:
     Como podem dizer que nós cristãos somos marionetes nas mãos de Deus? Somos bonequinhos?
     Olha só a paciência de Deus em deixar o ser humano tomar a sua decisão!
     Deus argumentou com Moisés! Se você ler Êxodo 3:10 – 4:20, verá melhor esse diálogo!

     E Moisés fez o que todos cristãos devem fazer, sair de sua zona de conforto, ter atitude e obedeceu a Deus, se rendeu a Ele, viu que Ele tinha e é a razão.
     E Moisés mesmo com medo, com preguiça, ou sei lá o que o fez enrolar tanto, mesmo assim foi usado poderosamente nas mãos de Deus.

“E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o SENHOR conhecera face a face;
Nem semelhante em todos os sinais e maravilhas, que o SENHOR o enviou para fazer na terra do Egito, a Faraó, e a todos os seus servos, e a toda a sua terra.
E em toda a mão forte, e em todo o grande espanto, que praticou Moisés aos olhos de todo o Israel.” Deuteronômio 34:10-12

     
É lindo ver isso! O cara que tanto enrolou, foi o cara nas mãos de Deus.
    
     Não enrola não!
     Vai com fé!
     Deus quer fazer maravilha em você e através de você! *--*

O/
    
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário