domingo, 1 de janeiro de 2012

UM VASO NOVO...

"Então fui a casa do oleiro e o vaso e o vi trabalhando com a roda. Mas o vaso de barro que ele estava formando estragou-se em suas mãos; e ele o refez, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade" Jeremias 18.3-4
      E ae galera? Tudo bem com vocês? Como devem ter percebido, vou falar sobre vaso de barro, eu tava lendo esse texto logo acima e fiquei pensando nas fases que a argila passa até se tornar um vaso e quero compartilhar umas coisinhas com vocês:






    

Para se tornar um vaso a argila passa por 6 fases básicas:



  • Extração: a argila precisa ser retirada de onde ela está
  • Tratamento: a argila precisa ser preparada e o tratamento consiste em:           

                   - trituração: a argila é moída do jeito que tá mesmo
                   - peneiramento: é necessário retirar as impurezas da argila
                   - amassamento e mistura: é quando começa a adicionar água na argila e ela precisa ficar homogênea só então estará pronta para ser moldada.

      • Moldagem: é quando o oleiro dá a forma que Ele quer para o vaso, de acordo com a utilidade que ele quer para o vaso.
      • Secagem: é feita de maneira cuidadosa e devagar para evitar trincas. E mesmo assim ainda não está pronta, falta a fase mais complexa:
      • Queima: é na queima que ocorre a eliminação de água, é onde a argila é transformada e adquiri suas características.
      •  Resfriamento: contínuo e lento para evitar o aparecimento de defeitos.
      E depois disso o vaso está firme e forte? Talvez Mas o vaso não vai mais quebrar? Nããão o vaso ainda pode se quebrar. E se ele se quebrar será jogado fora? Não, é aí uma parte incrível,  se o vaso se quebrar em alguma dessas fases ou mesmo depois de pronto,  ele deverá ser moído de novo, ser misturado com a argila e novamente o oleiro vai dar a forma que Ele quiser.

      E o que eu tenho haver com a argila? Em Jeremias 18.6b Jesus diz: "Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos.." Podemos cantar aquela música antiga que diz: "Eu quero ser Senhor Amado como um vaso nas mãos do oleiro, quebra a minha vida e faça de novo, eu quero ser um vaso novo..."  


      Mas queremos que seja tudo rápido, esquecemos que primeiro muitas vezes é necessário sair de onde estamos, precisamos passar por um tratamento (daí começamos a reclamar...) é no tratamento que começamos a ser moídos e somos moídos do jeito que estamos mesmo e depois é retirado as impurezas (muita vezes queremos que primeiro seja retirado td de errado pra depois começar o tratamento, principalmente quando é com os outros)
      Então começa a moldagem o oleiro é quem molda, Ele decide como vai ficar (ou seja, não é nós que decidimos), daí vamos para a secagem cuidadosa e devagar (é necessário esperar estar seco para continuar). 
      Então chega a queima (daí dá vontade de desistir, se ainda não desistiu) porém é na queima que ocorre a transformação que pedimos no começo lembra (eu quero ser um vaso novo)? Mas ainda falta o resfriamento que também é devagar e contínuo ou seja, novamente temos que esperar pra só então estar pronto.


      Quando tentamos que seja feita a nossa vontade ou quando queremos que algumas impurezas fiquem (como pecadinhos de estimação) ou ainda não temos paciência para esperar daí começa a aparecer as fissuras ou rachaduras, e o vaso acaba quebrando.



      Então temos uma nova chance. É quando o oleiro pega os pedaços que quebraram, começa a moer de novo, mistura na argila novamente e começa tudo de novo, até o vaso ficar realmente pronto para fazer a Obra de Deus.




      Obs: pra quem não conhece a música que eu mencionei:


      É isso galera...
      Uma ÓTIMA SEMANA A TODOS!!!

      @pqna_lu

      Um comentário:

      1. Lindo o texto Lu... Realmente, nós achamos que é fácil o trabalho do oleiro, ou mais fácil ainda ser vaso e se deixar ser moldado, mas antes, temos que superar todas as fases e só então podemos provar que estamos prontos para ser usado pra qualquer coisa que O Oleiro quiser! :)
        Deus continue te abençoando, inspirando e usando. Bjoo

        ResponderExcluir