quarta-feira, 25 de maio de 2011

Cativa-me, por favor!


Olá galera...
Hoje a tarde li essa mensagem e gostaria de compartilhar com vocês...
"Você, evangélico, santo, remido e lavado no sangue do cordeiro sabe que o Evangelismo, ou melhor dizendo, a evangelização é um dos pontos altos da dinâmica eclesiástica atual e histórica, certo? Claro que sabe, você é dedicado, você é o genro (ou nora) que qualquer um gostaria de ter e não tem duvidas disso… e por falar em dúvida, me ocorreu uma agora aqui: Que significa evangelizar?!
O infinito manancial de sabedoria digital, a Wikipédia, diz que:
“Evangelismo ou Evangelização é a pregação do Evangelho Cristão (a mensagem cristã) e, por extensão, qualquer forma de pregação e proselitismo, com fins de adquirir adeptos, produzir conversão ou mudanças de hábitos, crenças e valores.”
No clássico o Pequeno Príncipe, em um determinado capítulo, ele encontra a raposa… animalzinho arredio que tem medo dos homens que a querem matar, por ela fazer o que é de sua natureza: roubar galinhas! Entre uma conversa e outra, a raposa diz ao príncipe: “Cativa-me… por favor!”, uma frase que quando eu li, fiquei com um nó na garganta… leia novamente: “CATIVA-ME… Por Favor”
O diálogo segue entre eles e a raposa fala com o príncipe, atendendo-lhe um pedido, e lhe diz qual a melhor forma de cativá-la, de torná-la necessária e “sentir falta” dela e etc. Certamente, você já ouviu a frase “Você se torna responsável por tudo aquilo que cativas” que é usada sempre por muita gente sem, na maioria das vezes, saber exatamente o que significa. Mas, meu caro leitor, deixe isso pra lá e vamos seguindo com o texto.
Quando você evangeliza uma pessoa, está querendo o que?
A – Torná-lo evangélico e conduzi-lo a sua igreja?
B – Contabilizar mais uma alma para o rebanho do seu Senhor?
C – Demonstrar qual servo você é ao inegavelmente realizar o chamado que lhe foi dado a obedecer, o IDE?
D – N.D.A.???
Bem, eu não sei você, mas pelo pouco que conheço o evangelho de Cristo, a resposta correta seria a D, pois as outras opções tem o foco na pessoa do EU e a última pessoa que Jesus beneficiou foi o seu próprio EU. Antes, Ele colocou na frente de tudo o seu PRÓXIMO, defendendo-os das injustiças religiosas e sociais, pastoreando-os, às vezes até sendo agressivo (pois é, quem acha que Jesus era frouxo, deveria ler mais a Bíblia) pois Jesus não considerava o seu EU mais importante que qualquer outro próximo a ele.
Agora vamos aos fatos: Se evangelizar é, numa certa forma, apresentar as novidades boas que Jesus trouxe-nos, por que na maioria das vezes vamos com o coração focado no EU, no MEU, no PRA MIM?? Não sabe?! Porque estamos nos importando mais com o “EUvangelho” de Satanás, colocando-nos na figura central da proposta deste Euvangelismo, enquanto esquecemos que a raposa quer apenas ser cativada… quer alguem que sinta falta dela, que a ame mesmo sabendo que ela é uma ladra de ovos, alguem que compreenda que sua natureza é roubar ovos, alguem que bata de frente com o senso comum e NÃO PERMITA que ela seja morta pelos caçadores.
Cativa-me, por favor é o grito do mundo de hoje! Saia na rua da sua cidade e veja o menino de rua pedindo dinheiro ao senhor alinhado dentro do carro importado! Ambos dizem: “Sou um ladrão de ovos e os homens querem me matar… Alguem aí fora: CATIVA-ME antes q eu seja morto!!!” Cativa-me, por favor, porque quero que alguem se importe comigo, que alguem possa chorar quando eu estiver triste e possa se alegrar quando eu estiver feliz… Não quero receber um livro de normas que dizem o que posso ou não fazer, ou uma lista de ritos vazios que representam o quão limitado eu sou, não podendo abstrair as coisas que não posso tocar. Quero ser cativado… Quero sentir falta dessa pessoa que me apresenta essa notícia boa de que agora sou livre! Que mesmo sendo feio, sujo, pobre, marginalizado, fumante, pedófilo, prostituta, aidético, mentiroso, manipulador, falso… mesmo assim, essa mensagem é pra mim!
A única coisa que o mundo te pede, evangelista cristão, é isso: Cativa-me, por favor!"
(Escrito originalmente em http://territorio7.com.br/blog/cativa-me-por-favor/ @crentassos)

Um comentário:

  1. caraca... o cara q escreveu este texto é muito bom mesmo, heim! hahahahaha

    valeu pelo carinho, é uma honra um texto meu aqui!

    ResponderExcluir