sexta-feira, 3 de junho de 2011

Crescimento espiritual e musculação


Essa foi uma linda palavra, uma linda metáfora ministrada no grupo de oração que temos no bloco de Educação Física na UEM (Universidade Estadual de Maringá), pela Larissaaa! Todo mérito é pra DEUS! O QUE ERA, QUE É, E O QUE HÁ DE VIR!
O tema dessa semana é CRESCIMENTO. Muitas coisas ouvimos sobre isso, em diversos assuntos e de diversas formas ele pode ser tratado. Ele está presente no ciclo de vida de todas as coisas. Todos tendem a nascer, crescer e morrer, tanto os seres humanos como os animais e vegetais. Às vezes por alguns infortúnios esse ciclo é rompido, mas de maneira geral é mantido. Se pensarmos em plantas umas crescem mais que as outras, cada uma de acordo com sua função e seu potencial.
É certo que o crescimento depende de alguns fatores para ocorrer de maneira correta e alcançar o seu ápice, como luz, água, proteção, clima adequado, por exemplo. Ou seja, é necessário para um perfeito crescimento oportunidades corretas e bem aproveitadas.
Mas o que gostaria de tratar hoje é sobre o crescimento referente às coisas espirituais, e acredite, elas não ficam somente no plano invisível, elas refletem no plano material.


Em 1 Coríntios 3 Paulo escreve à Igreja em Corinto admoestando-os quanto a sua imaturidade na fé. Havia dissensões entre eles quanto ao Evangelho pregado por Paulo ou Apolo. É incrível como o homem parece ter uma pré-disposição para dividir em vez de unir. Uns se julgavam melhores por terem sido evangelizados por Paulo e outros acreditavam ser o Evangelho de Apolo o melhor. O foco era o homem, como se o Evangelho pertencesse e tivesse sido criado por ele. Quando Paulo é informado sobre essas questões exorta a Igreja local com as seguintes palavras:
“Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais?
Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um?
Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.
Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.” 1Coríntios 3: 4-7
O crescimento vem de Deus. São diversos os instrumentos que ele utiliza, mas quem opera o crescimento é Ele. Por isso a glória por algo ou alguém haver crescido não pertence a homem algum e sim a Deus, a obra é d’Ele, nós somos apenas instrumentos. 

 “De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.” Filipenses 2: 12 - 13

 “Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia”. Romanos 9: 16

É ele quem faz as coisas acontecerem em nós. Pedro também em sua primeira epístola nos lembra disso:

 “E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá”. 1 Pedro 5:10



É ele quem faz as coisas acontecerem em nós. Pedro também em sua primeira epístola nos lembra disso:

 “E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá”. 1 Pedro 5:10

Somos colaboradores do Pai, trabalhamos para a glória d’Ele. Porém, como em todo relacionamento há uma necessidade de corresponder com o outro. Nós devemos corresponder com o Pai, com aquilo que Ele faz e nos diz. A obra vai continuar sendo feita participando eu ou não, mas porque desperdiçar algo tão maravilhoso como trabalhar com Ele em um propósito tão sublime como salvar a humanidade, da qual eu faço parte? Nós somos os encarregados de buscar o crescimento e de levar o Evangelho, mas o crescimento é Ele quem dá. Não sei quanto a você, mas isso me dá um grande alívio. A parte mais difícil fica com Deus e, se não bastasse, Ele nos ajuda em nossas fraquezas (Rm. 8:26).
Bom, entendendo que o crescimento vem de Deus, que a obra é d’Ele, que os méritos pertencem somente a Ele e que cabe a nós buscarmos crescer n’Ele (quantos “Ele”, hehe) podemos prosseguir.
Gary Henry diz que é verdade espiritualmente, como também fisicamente, que para o crescimento significativo é exigido exercer esforço. É inconsistente dizer que queremos crescer sem fazer nada a respeito. A passividade cria apenas a fraqueza e leva à estagnação.
Vou pegar um exemplo da minha área de estudo: Educação Física – Academia e auto-rendimento. Crescimento muscular, conhecido por nós como hipertrofia muscular. Dá-se através de esforços, de uma sobrecarga de treino, de exercícios contra resistidos. Um músculo nunca vai hipertrofiar se não lhe for imposto uma carga. Quando o músculo recebe um estímulo ele é forçado a responder, tirando ele da homeostase. O esforço que é gerado pelo músculo faz com que ele receba mais nutrientes e desencadeie diversos processos químicos. A hipertrofia muscular acontece devido a um micro trauma nas fibras musculares, causado pelo esforço colocado nos músculos, obrigando o corpo a responder, compensando com a substituição do tecido estragado e colocando mais tecido para que o risco de lesão seja mais reduzido no futuro. Daí a importância da carga progressiva, já que os músculos adaptam-se a pesos mais elevados e o indivíduo é obrigado a continuar a aumentar o peso ou diversificar os exercícios para não criar habituação/estagnação.
Podemos aprender muitas coisas com esse processo de crescimento muscular. Vamos lá.
1. Sair da homeostase: primeiro de tudo é necessário sair da posição de descanso, relaxamento, acomodação. É necessária uma decisão de querer alcançar o crescimento e ela parte do próprio indivíduo, se ele não quiser será muito difícil fazê-lo iniciar esse processo e ainda mais difícil mantê-lo nele.
2. Receber um estímulo/carga: é necessário que haja um esforço para que haja crescimento, uma constante busca. Temos que admitir que os momentos que mais alcançamos crescimento, amadurecimento são nas situações difíceis, o deserto é a maior escola de formação para verdadeiros adoradores, àqueles que o Pai busca (Jo 4:23). Lembrando que o jugo de Jesus é leve e Seu fardo é suave (Mt 11:29-30) e que não somos provados acima do que podemos suportar (1 Cor 10:13).
3. Estímulos e duração adequados: para que haja sucesso nesse processo não se pode fazer de qualquer jeito, é necessário um treino bem estruturado, sabendo dosar volume, intensidade e frequência corretas de acordo com as individualidades do indivíduo, orientado por um profissional da área. A Bíblia é nosso manual de fé e conduta, nela encontramos o que necessitamos para nossa caminhada (2 Tm 3.16-17). E outra, não conheço uma Pessoa mais conhecedora dessa área de crescimento espiritual, aliás, de todas as áreas, do que o Espírito Santo (Jo 14:26). Por isso nos permitamos ser guiados por Ele (Rm 8:14).
4. Transformações fisiológicas: com a nossa ação ocorrem transformações internas que colaboram para o processo de crescimento. Diante da nossa tomada de decisão coisas vão sendo transformadas dentro de nós, vamos sendo limpos e nos tornando maduros. Com o nosso passo Deus corresponderá e operará em nós fazendo as coisas acontecerem. Temos um Ajudador.
5. Constante progressão: de acordo com o crescimento é necessário mudar as cargas ou os exercícios para que não haja estagnação. Não se pode fazer a vida inteira a mesma coisa, é necessário progredir juntamente com o crescimento, sempre caminhando de acordo com o que já foi conquistado (Fp. 3:16). Você não pode estar hoje da mesma força que estava no inicio da sua conversão. As suas responsabilidades hoje são maiores que as de antes.
6. Alimentação: Como para qualquer crescimento muscular, o aumento da quantidade de proteínas ingeridas é fundamental para a hipertrofia. É necessária uma alimentação correta e adequada aos objetivos desejados (Mt. 4:4). Você pode comer qualquer coisa, mas tem coisas que não serão benéficas para esse processo (1 Cor. 10:23), tenhamos sabedoria para fazer escolhas certas.
7. Necessidade do descanso: algo tão fundamental quanto à aplicação da carga é o tempo de repouso/descanso para que se possa reestabelecer as reservas energéticas e descansar as fibras musculares. É necessário haver um equilíbrio entre carga-alimentação-descanso. Ao fazer o que nos está proposto, sempre entendendo a nossa dependência completa de Deus, devemos saber descansar na certeza de que Ele não falha. O descanso em Deus é uma arte extremamente necessária.
O seguinte texto de Gary Henry* acrescenta muito em nossa reflexão. Vamos a ele:
"Todo crescimento exige esforço. Dallas Willard, no seu provocativo O Espírito dos Discípulos, cita o comentário de William Law: “Deus não fez nenhuma promessa de misericórdia aos preguiçosos e negligentes. A sua misericórdia é oferecida só às nossas melhores tentativas – mesmo fracas e imperfeitas – para treinar todo tipo de justiça”. Também cita a observação engraçada de Henry Thorough que “os homens se deitarão de costas, falando da queda do homem, e nunca se esforçarão em levantar”. Uma vida que cresce em direção a Deus é uma coisa ativa, não é meramente uma situação passiva da qual se pode desfrutar. Para ser um cristão, deve-se andar em Cristo (Colossenses 2:6).
Aqueles que andam para frente são aqueles que esticam as mãos para as coisas que estão pela frente (Filipenses 3:13). Paulo encorajou a Timóteo: “Medita estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto” (1 Timóteo 4:15). O evangelho, as “boas novas” da nossa salvação, não deve ser simplesmente ouvido e apreciado. Tem que respondê-lo. Não só de início, mas para sempre, o evangelho deve ser “obedecido” (Romanos 1:5; Gálatas 3:1; 2 Tessalonicenses 1:8; 1 Pedro 4:17; etc.).
É uma pena que tantos indivíduos passaram a pensar na religião e espiritualidade como a mera concordância mental com a doutrina correta, como se a vida em Deus tivesse a ver apenas com o pensamento da mente e nada a ver com a atividade do corpo. Mas a carne não é inerentemente má, e o desfrutar da graça pela fé não evita a exigência da obediência corporal. Nossos corpos, de fato, podem ser um aliado valioso no nosso crescimento espiritual. Treinados pelo esforço envolvido nas disciplinas espirituais e hábitos piedosos, nossos corpos podem nos auxiliar e nos sustentar na nossa busca por Deus. Na própria vida de Jesus, vemos uma ligação óbvia entre a sua força interior e os hábitos de suas atividades externas. Se ele teve que se esforçar, nós devemos esperar crescer e tornar-nos fortes por meios meramente passivos? Corporalmente, como também mentalmente, devemos buscar a Deus com diligência."
*Gary Henry trabalha com Broadmoor Church of Christ, em Nashville, Tennessee.
A Palavra nos exorta diversas vezes sobre a necessidade de crescimento nas coisas concernente a Deus. Vejamos alguns versículos:

 “Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função”. Efésios 4:16

 Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém”. (NVI) 2 Pedro 3:18

1 Pedro 2:2-3 “Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação, agora que provaram que o Senhor é bom”. (NVI) 1 Pedro 2:2-3

Por fim, deixemos que o Espirito Santo conclua a boa obra iniciada em nós (Fp. 1:6) para que possamos concluir a carreira que nos está proposta (Hb. 12:1; 2 Tm. 4:7) a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. (Fp. 3:14), sempre confiando no amor, graça, misericórdia, bondade e fidelidade de Deus para conosco e não na força do nosso braço ou na nossa capacidade intelectual. E é isso. Amém.
“O homem preguiçoso não ora, não vai orar, e nem é capaz de orar, pois a oração exige energia”. (Edward McKendree Bounds)

Larissa Litter de Andrade - Acadêmica do último ano de Educação Física na Universidade Estadual de Maringá - UEM

Um comentário: