quinta-feira, 7 de julho de 2011

APRENDENDO SOBRE E COM JOÃO BATISTA

O que podemos aprender com a vida de João Batista ?
Era profeta do SENHOR, o profeta no antigo testamento era relacionado a homem de Deus.
Vestia-se de manto de pêlo, característica dum profeta, e também usavam um cinto de couro. Para confirmar, trago uma passagem também caracterizando Elias.
“Naquele dia, se sentirão envergonhados os profetas, cada um da sua visão quando profetiza; nem mais se vestirão de manto de pêlos, para enganarem.” Zacarias 13: 4

“Eles lhe responderam: Era homem vestido de pêlos, com os lombos cingidos de um cinto de couro. Então, disse ele: É Elias, o tesbita.” 2Reis 1:8
 “E este João tinha a sua veste de pêlos de camelo e um cinto de couro em torno de seus lombos e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre” Mateus 3:4

Os profetas eram identificados rapidamente pelas suas vestes, e nós filhos de Deus, somos identificados facilmente como tais? Ou estamos nos camuflando?


Como fala no versículo, João alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre, conforme lei falava sobre alimentos puros e impuros:
“Deles comereis estes: a locusta segundo a sua espécie, o gafanhoto devorador segundo a sua espécie, o grilo segundo a sua espécie, e o gafanhoto segundo a sua espécie. E todos os outros insetos que voam, que têm quatro pés, serão para vós uma abominação.” Levitico 11:22-23

E nós que precisamos fazer a diferença, o que temos alimentado a nossa mente? Coisas puras ou impuras?

João Batista anunciava a vinda do reino dos céus e também ensinava o que as pessoas deviam fazer:
“E a multidão o interrogava, dizendo: Que faremos, pois?
E, respondendo ele, disse-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, faça da mesma maneira.
E chegaram também uns publicanos, para serem batizados, e disseram-lhe: Mestre, que devemos fazer?
E ele lhes disse: Não peçais mais do que o que vos está ordenado.
E uns soldados o interrogaram também, dizendo: E nós que faremos? E ele lhes disse: A ninguém trateis mal nem defraudeis, e contentai-vos com o vosso soldo. E, estando o povo em expectação, e pensando todos de João, em seus corações, se porventura seria o Cristo” Lucas 3:10 – 15
E nós, temos ensinado as pessoas? Temos usado da sabedoria que Deus nos dá através da Bíblia?
Na palavra de Deus diz que o povo estava na expectativa pela vinda de Cristo. E atualmente o povo também está na expectativa de um salvador, de um Rei que seja perfeito e amoroso! E como nós estamos anunciando a vinda do Reino deste Rei perfeito, misericordioso e amoroso, devemos nos manter firmes e alimentar a esperança por Jesus!
João usava da sabedoria de Deus e falava de diversas formas e várias vezes:
“João anunciava de muitas maneira diferentes a boa notícia ao povo e apelava a eles para que mudassem de vida.” Lucas 3:18 (NTLH)
Se naquela época ele anunciava de muitas maneiras diferentes, imagine hoje! Use as ferramentas que Deus tem nos dado!
Internet, telefone, panfletos, teatro, dança, música, enfim, muuuitas maneiras diferentes de proclamar o evangelho!
E para finalizar, as palavras de Jesus:
“Porque é este de quem está escrito: Eis que diante da tua face envio o meu anjo, Que preparará diante de ti o teu caminho.
Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.” Mateus 11:10-11
Mesmo que a missão de João fosse anunciar a vinda do Messias, sua compreensão não era total. Os que vem após a crucificação e a ressurreição de Cristo, tem uma mensagem maior a compartilhar. E estes somos nós.
Deus já preparou a palavra, ela é perfeita!
Só precisamos abrir a nossa boca e ele vai nos encher!
Deus continue nos abeeençoando!
GLÓRIAS A DEUS PELAS PALAVRAS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário